principalmente etc.

oi, você

olá, gostaria de iniciar este post dizendo que aqui é um lugar seguro. ou pelo menos parece um lugar seguro. primeiramente para você e, em seguida, e mais importante, para os meus textos. já, há algum tempo, depois que o pontojão (meu antigo site) fechou, tenho vagado pela internet procurando algum lugar para colocar os meus textos.

andei pelas terras do medium, mas não me adaptei muito bem. em 2022, tive uma boa experiência publicando minha newsletter com o mailchimp, mas lá mudou bastante e acho que acabei perdendo muita coisa. faltava também um espaço para as coisas ficarem arquivadas. por fim, cheguei no substack, que me animou iludiu: fiquei animado a princípio, mas, depois, vi que, no fim das contas, tudo indica que o substack 1) vai acabar padronizando boa parte do conteúdo que lá é produzido (eu já percebo isso e leio cada vez menos coisas de lá [em parte porque eu tenho tido cada vez menos tempo pra ler e, por isso, tenho ficado mais seletivo e preferido livros de verdade]); e 2) lá eles aderiram a um monte de serviços (notes/chats/etc etc.) o que vai trazendo muitas opções o que é, em última instância, um grande gerador de demandas inúteis e frustrações.

enfim, vou sair do substack?

não, inclusive assinem aí https://principalmenteetc.substack.com/

mas, não fico muito feliz de estar escrevendo em uma plataforma como essa e deixar os meus textos ali faz com que eu sinta que eles são um pouco menos meus — pode ser um preciosismo besta de escritor caipira, mas é isso aí.

por isso, vou trazer minhas coisas pra cá (a partir de agora, o que passou passou). inclusive, um muito obrigado ao gabriel pardal (@gabpardal), que me sugeriu o bearblog numa troca de emails aleatória.

ah, seria muito legal conseguir bancar um domínio e poder fazer mais coisas legais aqui. nesse caso, quem tiver o coração tocado (eca) e quiser contribuir com algo em nome da ✨arte✨ pode mandar qualquer valor no meu pix > joaovictorfiorot@gmail.com.

por ora, é isso.
atenciosamente, JV.